terça-feira, 7 de setembro de 2010

Jacu, o grande pássaro negro!

Quem nunca deparou com uns pássaros negros com o papo vermelho ao amanhecer ou ao entardecer nas árvores de nossos quintais? São os jacus (Penelope ochrogaster) que se diferem das jacutingas (Pipile jacutinga) porque estas têm o topo da cabeça branca (tinga em tupi significa claro).
Os jacus vivem em bando nas matas e na época do acasalamento andam em casais, o jacu é monogâmico. Os jacus são aves de grande porte, que podem atingir até 85 cm de comprimento, a plumagem é escura, em geral preta e com um aspecto escamado, este efeito e produzido pelas penas do peito e das costas que são mescladas de branco.
Nas árvores seu tamanho não o impede de saltarem com rapidez de ramo em ramo. Encontrado em áreas de matas da América do Sul: Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina se alimentam preferencialmente de frutos de palmeiras, no que é considerado um hábil dispersor de suas sementes.
Por falar em sementes e jacus, em Domingos Martins – ES, tem gente protegendo essas aves e ao mesmo tempo ganhando dinheiro, é o Café de jacu ou internacionalmente conhecido como Jacu Bird Coffe. Do mesmo modo que o Kolpi Luwaki, café produzido na Indonésia onde os grãos do café são retirados das fezes de um mamífero chamado civeta (bicho semelhante a um gato) e de um café do Vietnã onde é utilizada a doninha, o Café Jacu é extraído depois que o jacu come o fruto do café e defeca suas sementes despolpadas, que depois de torrada e moída é vendida a preço de ouro principalmente para a Europa e Estados unidos. Tudo começou com os jacus comendo os frutos do café nas plantações, e alguém com uma visão “natureba” e corajosa, em vez de sair matando os jacus resolveu provar o produto de suas fezes, gostou, aprovou e soube de imediato o valor que teria de manter as aves em suas plantações. Segundo os entendidos em café, o produzido pelo jacu se iguala aos melhores cafés do mundo.
O jacu está presente no rótulo de uma aguardente de Assis – SP, assim como também é um adjetivo pejorativo de pessoa desajeitada, acanhada, boba, caipira.
Esta ave está sendo ameaçada de se extinguir devido à destruição de seu habitat e a caça predatória, portanto quando você ver um jacu, agradeça por estar morando e convivendo com mais esta raridade que a mãe natureza nos presenteia.

25 comentários:

Amanda Stanquewiski disse...

Nossa que legaal , aqui perto da minha casa tem varias arvores e em uma visinha tem um jacu que normalmente aparece puraqui , até que da primera veez que vi fiquei assustada, com medo, pqe não sabia que avee estranha era aquela , pqe nunca tinha visto , não sei se aqui no paraná é comum ter jacu . Maais agora que seei que bicho é , fico previlegiada que já vii um jacu em minha vida *--* HAHAH'

Ana miguel (Artista Plastica) disse...

Olá
Moro em Saquarema e sou uma apaixonada por Natureza.
Ontem dia 17/01/12..estava no meu jardim e de repente surge um passaro enorme preto exatamente como este...ainda tentei tirar uma fotografia,mas ele se assustou comigo acabando por alçar vôo...reparei que ele tinha uma coisa vermelha por debaixo do bico.
E agora resolvi pesquisar nas imagens que pássaro seria esse...e encontrei ...é este mesmo!
Se ele é uma raridade...então fui abençada.Aqui existem muitas variedades de pássaros,mas nunca havia me deparado com algo tão diferente...achei muito interessante a história dele!
Me chamo Ana Miguel e tenho facebook,caso queira entrar em contato é só procur Anah Miguel...um abraço!

ROSANA CONSOLINE L. FIGUEIREDO disse...

Aqui em casa tem uma família de jacu, aparecem á vz e de uns tempos pra cá tenho visto filhotes.Acontece que, por uma infelicidade, um deles foi pego pelos meus cachorros e quando escutei os gritos corri, mas não deu tempo de salva-lo, inclusive, quem gritava era o outro passaro na arvore, acho que tentando salvar o dos cachorros.Figuei sabendo que eles são monogamicos.Será que ira arrumar uma companheira/o ? Viverá sozinho o resto da vida? Li tambem que quem os alimenta é o macho, e se foi ele que morreu? Como posso ajudar? será que vc tem idéia para me ajugar?

Thaiz, Tá, Thatá, Tatinha ... disse...

Estou em Barbacena MG e hoje recebi a visita inusitada de um jacú, na varanda do meu apartamento no 2 andar do prédio!

douglasgregorio disse...

Aqui no meu quintal tem familia, era apenas o casal e surhiram 2 filhotes, percebi que um sumiu, nao sei se morreu ou foi pego. Vive na goiabeira, anda no quintal ou muro como as galinhas, so aparecem bem cedinho antes do sol ou final da tarde, em dias de chuva eles ficam na palmeira, isso aqui em sampa, horto florestal.

douglasgregorio disse...

Aqui no meu quintal tem familia, era apenas o casal e surhiram 2 filhotes, percebi que um sumiu, nao sei se morreu ou foi pego. Vive na goiabeira, anda no quintal ou muro como as galinhas, so aparecem bem cedinho antes do sol ou final da tarde, em dias de chuva eles ficam na palmeira, isso aqui em sampa, horto florestal.

France Alencar disse...

Acabamos de ver um casal de Jacu, fiquei encantada. Estamos no Pq Prado em Campinas.

frente verso disse...

moro em curitiba bairro mussugue no guintal da minha casa quase todos os dias aparece 2 jacus muito bonito melo l6.07.14

Heloisa Soglia disse...

Ola, sou de Itapetininga/SP, outro dia pela manhã vi um Jacu no quintal de casa, achei o máximo pois nunca havia visto um desses por aqui, foi bem legal.

Eunice Cardoso disse...

Tenho um Jacu no meu quintal. Quero que ele se de bem com as minhas galinhas. O povo vive pondo fogo em todo lugar, vai acabando o alimento deles, então eles vem onde vão encontrar alimentos

Liana disse...

Mudei para o Alpes da Cantareira e no meu quintal eles tem vindo todo final de tarde... adoro ficar admirando essas fofuras.....

Lu Rob disse...

Essa Noite 01/09/2015 esse pássaro caiu no quintal machucado, eu e meu marido ficamos com medo até falei que era uma galinha do mato kkkk de tão grande que ele é, mas meu marido pegou ele com um cobertorzinho e deixou ele quetinho na lavanderia, assim vim pesquisar esse pássaro e achei este site e fiquei muito feliz por ter esse privilégio de ver este pássaro, vou cuidar dele para que possa voltar para seu habitat natural.

Unknown disse...

Hoje fomos brindados, com um trio no nosso quintal! Estamos felizes Com este presente, moramos há alguns meses em Miguel Pereira- RIO JANEIRO, e está e só mais uma das surpresas que a natureza tem nos trazido!

Edina Lopes disse...

Eles adoram bananas

Edina Lopes disse...

Moro em uma chacara em Pirai,RJ.Sempre aparecem por aqui 3 jacus.Jogo bananas, eles correm para comer.

Edina Lopes disse...

Eles adoram bananas

amante da natureza disse...

Acabo de fotografar um Jacu que apareceu no meu quintal, manso, ciscando na grama e comendo frutas de uma cerejeira nativa... LINDO! O coitado parecia solitário, depois de algum tempo voou... Isso no Tremembé, na Rua Pedro! Pena que esse bairro esteja se transformando tb numa selva de pedras, com mais e mais condomínio fechados, prédios, e cada vez menos verde.

netty disse...

aqui em casa eles vem todo dia ,,,eu jogo pão eles, comerem ...sempre casal....como eu não sabia o nome deles,,,chamava de galinha voadora rsrsrss......parece mesmo uma galinha.....ja acostumaram......

Eliana Ballet disse...

Aqui em Itatiba onde moro eles sempre aparecem hj eu vi 3 no coqueiro da minha casa, eles costumam entrar no galinheiro Tb.

Eliana Ballet disse...

Aqui em Itatiba onde moro eles sempre aparecem hj eu vi 3 no coqueiro da minha casa, eles costumam entrar no galinheiro Tb.

Junior Cucatti disse...

Visitei uma pousada em Monte Verde - MG esse final de semana e fiquei maravilhado ao ver um enorme bando de Jacus ! Haviam mais de 30 e quando alguém chegava perto todos voavam para as Araucárias ali presentes! Tenho algumas fotos! Muito especial poder vê-los ainda assim soltos na natureza e em bando!

João Paulo Ribeiro assis disse...

Todo dia eu acordo para levar meu filho pro colégio de repente escutei um barulho na minha sala corrir pra ver vir um bicho enorme parecia um galinha fiquei desesperada aí depois fui pesquisar sobre esse bicho aí eu descobri que o nome dele chamava jacu

João Paulo Ribeiro assis disse...

Todo dia eu acordo para levar meu filho pro colégio de repente escutei um barulho na minha sala corrir pra ver vir um bicho enorme parecia um galinha fiquei desesperada aí depois fui pesquisar sobre esse bicho aí eu descobri que o nome dele chamava jacu

elizabeth teixeira Rua disse...

Eu tenho um sítio em Paty do alferes no Rio de janeiro e hoje vi dois pássaros negros com um papo vermelho na árvore ao entardecer, fiquei curiosa, nunca tinha visto esse bicho aqui, pesquisei e era o jacu, exatamente como está na foto, fiquei muito feliz em conhecer a história desse pássaro

Unknown disse...

Acordo todos os dias com um bando deles. No começo achei que era um pássaro machucado, pois o barulho deles é bem alto. Mas são o máximo.