quinta-feira, 24 de julho de 2008

Bombinhas de sementes




Quando você come mamão, tangerina, laranja e outras coisas mais, o que você faz com as sementes destes frutos? Joga-os fora? Fica plantando em vasinhos que depois você acaba esquecendo até do que se trata? Você já imaginou quantos terrenos vazios ou espaços ainda não florestados temos aqui na Serra da Cantareira mesmo, ou em outros lugares na sua cidade?
Que tal se pudéssemos contribuir com reflorestamento de um campo ou pelo menos enfeitar aqueles pedacinhos de nossa cidade sem graça e sem nenhum verde jogando bombinhas de sementes que iriam provavelmente para o lixo?
O primeiro passo é escolher as sementes de plantas nativas de sua região para não introduzir neste meio, espécies que prejudicariam este ecossistema: na Serra da Cantareira poderíamos utilizar sementes de palmeira jerivá, palmito juçara, goiaba, jabuticaba, pitanga, flores da região e etc.
Você vai precisar de um balde, sementes, argila em pó, terra e adubo orgânico (esterco). Para fazer a massa das bolinhas misture no balde 1 parte de adubo + meia de argila (só para dar a liga) +4 de terra, misture bem, adicione água até ficar homogêneo e você consiga fazer bolinhas de mais ou menos 2 cm dessa massa. Se as sementes forem muito pequenas (tipo pozinho como as sementes de Manacá da Serra) misture junto com a massa, já se forem maiores o ideal é acrescentar a semente à medida que for fazendo as bolinhas, de modo que você possa controlar a quantidade de sementes que conterá cada bolinha. Paras sementes do tamanho da de uma de mamão eu costumo usar 3 para cada bolinha, já as de jabuticaba e de pitanga eu uso apenas uma semente para cada bolinha. Se quiser pode deixar secar um pouco na sombra para ficar mais dura. Pronto, estão feitas nossas bombas de sementes, que depois de jogadas nos lugares escolhidos, e após cair uma chuvinha, germinarão. Se forem lançadas com uma raquete ou atiradeira (estilingue) poderão aumentar nosso alcance.
Saiba mais:

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bacana esta matéria!
Ótima iniciativa, um exemplo para todos nós. Este blog tem tudo pra ser um dos melhores.
Só podia ser meu irmão!
Abraço,
Marcelo

mais um site interesante -
http://www.sociedadedosol.org.br

Anônimo disse...

Marcos adorei esta ideia.
Se tudo der certo, teremos trabalho pela frente, amanhã vou lá colégio vender esta idéia, e... vamos fazer bolinhas, bolinhas e mais bolinhas.

Um abraço.

Leila