quarta-feira, 23 de setembro de 2009


OS ACROBATAS DAS ÁRVORES
O escolhido deste mês foi um pequeno mamífero, arborícola (vive nas copas das árvores), roedor esperto, curioso e ativo, que pode dar saltos de até 5 metros além de ser capaz de descer de um tronco de frente, na vertical, desafiando a gravidade e o medo de uma queda.
Também conhecido como celerepe, caxinguelê (rato de palmeiras), o esquilo é um roedor de hábitos diurnos bastante presente em nossos quintais, onde podemos ver sua agilidade impressionante pulando de uma árvore para outra. Seus grandes trunfos são a visão e a audição aguçada e a agilidade onde a grande cauda tem papel importante. Constroem seus ninhos em ocos de árvores ou com folhas e galhos nas forquilhas das árvores mais altas, nascendo de um a três filhotes por gestação que ocorre uma vez por ano.
Estes pequenos animais vivem sozinhos ou em pares e podem chegar aos 15 anos de idade. Eventualmente podem comer brotos de árvores e larvas de insetos, mas a base de sua alimentação são frutos e sementes secas e duras como pinhões de araucária ou coquinhos da palmeira jerivá, pois como todo roedor, precisam gastar seus dentes que estão sempre crescendo. É comum encontrarmos ao pé da palmeira jerivá, coquinhos com um corte triangular, indicador de que um esquilo experiente furou o coquinho e esteve a comer a parte branca em seu interior.
Por terem o hábito de estocarem alimento, o esquilo junto com a anta e a cotia, é considerado um dispersor de sementes (animais que ao se alimentarem ajudam a espalhar sementes na mata). É que ao transportar as sementes para sua toca, às vezes elas caem e nem sempre o esquilo esta disposto a descer para procurá-las, outras vezes, enterra as sementes, mas muda de território ou esquece onde as escondeu, dando chance destas sementes germinarem.
Felizmente o nosso esquilo não esta entre as espécies em extinção, porém como todo animal silvestre é protegido por Lei e qualquer tentativa de captura, manter em cativeiro ou comercialização é considerada crime ambiental.