terça-feira, 28 de outubro de 2008

Morcego: heroi ou bandido?


Afinal, quem é este carinha esquisito que só sai à noite, dorme de cabeça para baixo e já nasce com um sofisticadíssimo sonar. Descobri, depois de muito pesquisar, que o bichinho assim como o BATMAN é mais um herói da natureza e trás mais benefícios que malefícios ao ser humano. É importante que você saiba que existe uma lei que protege os animais silvestres (e o morcego é um deles). Desta forma, não é permitido matá-los. É um crime inafiançável. Somente órgãos competentes podem matar morcegos, mesmo assim, somente os hematófagos (que se alimentam de sangue). Se você perguntar a alguém a opinião dela sobre o morcego, te citarão pelo menos 9 coisas ruins destes animais (dentre estas coisas, algumas são apenas mitos), por isso selecionei 10 bons motivos para você passar a gostar destes bichinhos:
1. os morcegos são grandes controladores de insetos. Algumas espécies ingerem 200 ou mais insetos em apenas alguns minutos de vôo.
2. os morcegos são responsáveis pela formação de florestas. Ao ingerir um fruto deixa cair às sementes em local distante do original, onde poderá nascer nova árvore. Mais de 500 pequenas sementes podem ser transportadas por um único morcego a cada noite.
3. os morcegos ajudam na reprodução de mais de 500 espécies de plantas, visitando as flores como fazem de dia os beija-flores, transportando o pólen de flor em flor.
4. há morcegos que se alimentam de pequenos animais, incluindo os roedores, que tanto prejuízo trazem à agricultura.
5. os morcegos são largamente utilizados em pesquisas, incluindo a ação de medicamentos que no futuro serão empregados em benefício do homem.
6. as fezes de morcegos constituem excelente adubo que foi largamente explorado, até o desenvolvimento dos adubos sintéticos (cuidado com as doenças que elas podem trazer também, como a hitoplasmose e a salmonelose ).
7. os morcegos têm sido analisados na utilização do sonar que poderá auxiliar o homem.
8. a saliva do morcego, por ter forte ação anticoagulante, poderá ser largamente empregada para o tratamento de várias doenças vasculares.
9. os morcegos são importante na cadeia alimentar.
10. o desaparecimento dos morcegos poderá resultar em desequilíbrio e os inconvenientes resultantes poderão ser piores que os causados pela simples proximidade destes animais.
Saiba mais:

domingo, 5 de outubro de 2008

O que fazer com as folhas que caem no meu quintal


Quem tem quintal grande e com árvores, tem um “problema” com a sujeira que as folhas caídas fazem no quintal. Tem gente que varre e joga no lixo, outros botam fogo e outros encontraram a solução ideal para este lixo valioso, a compostagem.
Primeiro precisamos entender porque as árvores soltam as folhas, principalmente em épocas secas. É porque é através das folhas que as árvores transpiram, e se o clima já esta seco, quanto menos perder água melhor. Além do mais, quanto mais folha no solo mais tempo úmido ele fica e mais protegido da erosão e rico ele fica. A natureza realmente é perfeita.
As folhas possuem vitaminas para nossas plantas que não encontramos nas famosas fórmulas de NPK (Nitrogênio, fósforo e potássio), são os micronutrientes tão importantes quantos os componentes do NPK.
Eu resolvi meu “problema” construindo um quadrado no fundo do quintal de 1m de largura x 1m de profundidade x 1m de altura, o coloquei em local sombreado e lá vou jogando as folhas que antes era lixo e agora, depois de decomposta, se transforma em terra vegetal rica em nutrientes para ser utilizada em hortas e jardins. Procure saber mais em matérias na Internet sobre “ terra vegetal”, “adubo orgânico”, “compostagem” e “terra viva”.
Saiba mais:

Garrafinhas para Beija-Flores


Sabe aquelas garrafinhas para você por água adocicada para beija-flores, veja alguns cuidados que você deve ter para em vez de alimentá-los não os matar.
1 - substitua a água todos os dias e limpe as garrafinhas no máximo de dois em dois dias;
2 - utilize açúcar cristal em vez do refinado (demora mais para fermentar);
3 - não deixe em locais ensolarados ( o sol ajuda a fermentar a água);
4 - limpe muito bem as garrafinhas para não dar fungos;
5 – retire as garrafinhas a noite, pois são visitadas por morcegos.

Eu costumo ter duas garrafinhas em uso e duas imersas em água com cloro e sabão em pó, e fico revezando, enquanto duas estão em uso as outras duas estão limpas e sendo desinfetadas de qualquer fungo prejudicial aos beija-flores.
Saiba mais: